O Efeito Rippling em Algumas Cirurgias de Próteses de Silicone
O Efeito Rippling é algo que pode acontecer em algumas cirurgias de próteses de silicone nas mamas.
Rippling é o nome em inglês que quer dizer “Enrugamento” onde nas cirurgia de próteses de silicone se apresenta um enrugamento da pele das mamas. Isso acontece quando a prótese é colocada em posição subglandular ou seja embaixo das glândulas ou quando é colocada acima do músculo em pacientes muito magras, com quase nenhum tecido ou gordura nas mamas.
Toda prótese de silicone, após ser colocada no corpo, causa uma reação comum do organismo ao redor da prótese, chamada cápsula. Em pacientes muito magras, com pouca gordura entre a prótese e a pele, essa cápsula tende a cicatrizar muito próximo à pele, causando um “repuxamento” em forma de ondas que pode aparecer na parte superior e lateral das mamas.
Geralmente, em pacientes muito magras, o cirurgião plástico avaliará a necessidade de colocação desses implantes de silicone por baixo do músculo, justamente para se evitar esse contato muito próximo da cápsula com a pele que é responsável por esse pequeno “defeito” chamado Rippling.
Em pacientes magras é obrigatória a colocação do implante por baixo do músculo?
Não é obrigatório que seja colocada a prótese por baixo do músculo, porém, o cirurgião deixará claro para essa paciente a possibilidade de que ocorra esse efeito em sua cirurgia, é uma recomendação profissional que deve ser levada em consideração.
Colocação da prótese por baixo do músculo
O fato de a prótese ser colocada debaixo do músculo não causa dor no paciente, é sim uma questão estética que traz um aspecto mais natural às mamas.
Além disso, não quer dizer que uma paciente magra vá passar por isso e sim, em pacientes com poucas glândula e gordura mamária.
Há alguma alternativa para quem tem o efeito do Rippling?
Como alternativa para resolver o problema do Rippling sem a necessidade da retirada dos implantes e colocação por embaixo do músculo é possível fazer o enxerto de gordura nas mamas, entre a pele e os implantes, resultando desta maneira na amenização das ondulações.
Em alguns casos pode-se fazer também o uso de ácido hialurônico na região.

