Lipedema, Doença das Pernas Grossas ou Síndrome Gordurosa Dolorosa
Doença crônica que atinge as mulheres. Ela é muito rara em homens não existe exame para identificar essa doença, nem de sangue nem de imagem.
É uma doença com características genéticas hereditárias onde ocorre um acúmulo maior de tecido com gorduroso simétrico em membros inferiores, as pernas mais frequentemente, podendo também ocorrer o acúmulo dessa gordura nos braços.
Uma característica muito marcante do Lipedema é que as pessoas com essa doença ao emagrecerem tendem a ficar com o tronco fininho, mas não conseguem perder medidas nas pernas. Dietas e exercícios não têm muito efeito nas pernas.
Outra característica é dor e sensibilidade nas pernas por isso muitas pessoas conhecem o Lipedema como síndrome da gordurosa dolorosa. Normalmente esses sintomas aparecem após grandes alterações hormonais na mulher…após a puberdade, após a menopausa, após uma gestação, pode acabar desencadeando a formação da gordura do Lipedema.
Existem 4 graus dessa doença sendo que no grau 4 o paciente pode perder até a mobilidade, apresentar muita dificuldade ao caminhar. A região fica nodular ao toque…sente-se um carossinhos que deixam as pernas com aspecto de casca de laranja. O Lipedema traz uma frouxidão ligamentar, sofrendo com contusões na prática de atividades físicas e esportivas.
Como Diagnosticar o Lipedema? Algumas perguntas podem direcionar você nessa análise:
Você sente que tem algo errado com a suas pernas mas não sabe o que?
Suas pernas doem?
Você tem problema para perder peso principalmente nos membros inferiores?
Ha uma desproporção corporal? Membro superior mais fino que o membro inferior?
Suas pernas e braços formam hematomas com frequência e aleatoriamente?
Na puberdade você ganhou peso principalmente nos quadris, coxas e pernas?
Na amamentação ou na menopausa, houve muitas mudanças em seu corpo principalmente em membros inferiores?
Se SIM foi a resposta para grande parte das perguntas, você muito provavelmente tem Lipedema.
Lili, existe cura para o Lipedema?
Infelizmente não existe uma cura para o Lipedema mas existem tratamentos associados para aliviar os sintomas e trazer uma vida mais confortável para a paciente.
Esse tratamento é baseado em cinco pilares:
1-Exercício físico.
2-Terapia de compressão-meias compressivas.
3-Dieta-Uma dieta especialmente criada para as portadoras do Lipedema.
4-Tratamento medicamentoso- não cura, mas alivia os sintomas e finalmente o tratamento cirúrgico e é aí que entra a Lipo ou Hidrolipo para Lipedema, que nesse caso além de aliviar os sintomas trará para paciente um aspecto mais desejado para suas pernas, deixando elas mais fininhas.
A Lipoaspiração em pacientes com Lipedema é um pouco diferente do que eu mostro no meu YouTube e Instagram. Como a gordura é muito nodular, grande parte dela não entra na cânula de aspiração e é necessário que após a remoção de grande parte da gordura, da que passa pela cânula, o cirurgião faça um corte pequeno nas pernas e vá drenando essa gordura mais grosseira através desta incisão.
Lili, a Lipoaspiração resolve o problema de Lipedema?
Não!!!
Os benefícios da aspiração da gordura estão totalmente relacionados a melhora da mobilidade da paciente, melhora no quadro de dor e auxilia também no aspecto estético já que com a Lipo ou Hidrolipo a paciente ganhará um contorno mais harmônico para as pernas, mas não mudará a genética dela… ela continuará tendo esta comorbidade. Muito importante realizar um tratamento clínico com o vascular para que não haja uma piora e retorno desses sintomas no futuro.

