Lipedema, Doença das Pernas Grossas ou Síndrome Gordurosa Dolorosa

Lili Spada • abr. 11, 2022

Doença crônica que atinge as mulheres. Ela é muito rara em homens não existe exame para identificar essa doença, nem de sangue nem de imagem. 

É uma doença com características genéticas hereditárias onde ocorre um acúmulo maior de tecido com gorduroso simétrico em membros inferiores, as pernas mais frequentemente, podendo também ocorrer o acúmulo dessa gordura nos braços.


Uma característica muito marcante do Lipedema é que as pessoas com essa doença ao emagrecerem tendem a ficar com o tronco fininho, mas não conseguem perder medidas nas pernas. Dietas e exercícios não têm muito efeito nas pernas.


Outra característica é dor e sensibilidade nas pernas por isso muitas pessoas conhecem o Lipedema como síndrome da gordurosa dolorosa. Normalmente esses sintomas aparecem após grandes alterações hormonais na mulher…após a puberdade, após a menopausa, após uma gestação, pode acabar desencadeando a formação da gordura do Lipedema.


Existem 4 graus dessa doença sendo que no grau 4 o paciente pode perder até a mobilidade, apresentar muita dificuldade ao caminhar. A região fica nodular ao toque…sente-se um carossinhos que deixam as pernas com aspecto de casca de laranja. O Lipedema traz uma frouxidão ligamentar, sofrendo com contusões na prática de atividades físicas e esportivas.


Como Diagnosticar o Lipedema? Algumas perguntas podem direcionar você nessa análise:


Você sente que tem algo errado com a suas pernas mas não sabe o que?

Suas pernas doem?

Você tem problema para perder peso principalmente nos membros inferiores?

Ha uma desproporção corporal? Membro superior mais fino que o membro inferior?

Suas pernas e braços formam hematomas com frequência e aleatoriamente?

Na puberdade você ganhou peso principalmente nos quadris, coxas e pernas?

Na amamentação ou na menopausa, houve muitas mudanças em seu corpo principalmente em membros inferiores?


Se SIM foi a resposta para grande parte das perguntas, você muito provavelmente tem Lipedema.


Lili, existe cura para o Lipedema?


Infelizmente não existe uma cura para o Lipedema mas existem tratamentos associados para aliviar os sintomas e trazer uma vida mais confortável para a paciente.


Esse tratamento é baseado em cinco pilares:


1-Exercício físico.

2-Terapia de compressão-meias compressivas.

3-Dieta-Uma dieta especialmente criada para as portadoras do Lipedema.

4-Tratamento medicamentoso- não cura, mas alivia os sintomas e finalmente o tratamento cirúrgico e é aí que entra a Lipo ou Hidrolipo para Lipedema, que nesse caso além de aliviar os sintomas trará para paciente um aspecto mais desejado para suas pernas, deixando elas mais fininhas.


A Lipoaspiração em pacientes com Lipedema é um pouco diferente do que eu mostro no meu YouTube e Instagram. Como a gordura é muito nodular, grande parte dela não entra na cânula de aspiração e é necessário que após a remoção de grande parte da gordura, da que passa pela cânula, o cirurgião faça um corte pequeno nas pernas e vá drenando essa gordura mais grosseira através desta incisão.


Lili, a Lipoaspiração resolve o problema de Lipedema?


Não!!!


Os benefícios da aspiração da gordura estão totalmente relacionados a melhora da mobilidade da paciente, melhora no quadro de dor e auxilia também no aspecto estético já que com a Lipo ou Hidrolipo a paciente ganhará um contorno mais harmônico para as pernas, mas não mudará a genética dela… ela continuará tendo esta comorbidade. Muito importante realizar um tratamento clínico com o vascular para que não haja uma piora e retorno desses sintomas no futuro.

Você Já Ouviu Falar em Torsoplastia?
Por Lili Spada 16 fev., 2023
Hello pacientes e futuros pacientes de cirurgia plástica e estética! Você já ouviu falar em Torsoplastia? Não??????? Então vem comigo que eu vou te contar.
Mais Sobre Lipo HD e Lipo LAD
Por Lili Spada 16 dez., 2022
Apesar de toda dedicação às atividades físicas e empenho em uma dieta equilibrada e quase sempre rígida, muitas pessoas não conseguem atingir o objetivo da barriga “tanquinho”, costas e peitorais definidos. E aí que entra a Lipoescultura HD, que destaca os desenhos dos músculos de forma harmoniosa e natural.
Os 5 Erros na Colocação de Prótese de Silicone
Por Lili Spada 26 out., 2022
O erro número um é o mais comum que as pacientes cometem logo após a cirurgia de colocação dos implantes de silicone.
Rinoplastia
Por Lili Spada 28 set., 2022
O nariz é fundamental na composição da beleza e equilíbrio do rosto, por localizar-se no centro da face é alvo de muita atenção e suas alterações podem causar impacto na autoestima
Lipo Enxertia
Por Lili Spada 31 ago., 2022
Como vocês já sabem podemos aumentar os glúteos com a Lipo enxertia de glúteos ou seja com a retirada de gordura em excesso de uma região do corpo e Enxertar essa gordura nos glúteos.
Mamas Tuberosas
Por Lili Spada 12 jul., 2022
As mamas tuberosas ou mamas tubulares recebem esse nome devido ao aspecto semelhante ao de um tubo, pois são mais alongadas e compridas devido à ausência de tecido mamário e também por uma espécie de fibrose ou anel que não permite que essa mama tenha um formato arredondado, ficando com uma maior projeção para a frente e uma base estreita, formando também aréolas maiores.
Tudo sobre Lifting Facial ou Ritidoplastia
Por Lili Spada 25 mai., 2022
Nenhuma região do corpo demonstra o processo de envelhecimento de forma tão evidente quanto a face. Diferentemente do corpo, o qual é possível cobrir e disfarçar com uma roupa ou cinta, o rosto está sempre exposto.
Prótese de Silicone e o Efeito Rippling
Por Lili Spada 11 mar., 2022
O Efeito Rippling é algo que pode acontecer em algumas cirurgias de próteses de silicone nas mamas.
Ginecomastia
Por Lili Spada 02 fev., 2022
A Ginecomastia nada mais é do que o aumento do volume da glândula mamária, glândula esta, que serve para manter a musculatura no homem.
Onfaloplastia ou Cirurgia Estética no Umbigo
Por Lili Spada 11 jan., 2022
Onfaloplastia é o nome da cirurgia estética realizada no umbigo. Conheça suas indicações.
Mais Posts
Share by: