Cirurgia Estética no Umbigo ou Onfaloplastia

Lili Spada • jan. 11, 2022

Onfaloplastia é o nome da cirurgia estética realizada no umbigo.  Conheça suas indicações.

Onfaloplastia é o nome da cirurgia estética realizada no umbigo. Sua indicação, na maioria das vezes, se dá para os casos de excesso de gordura e pele na região, após uma gravidez, para pessoas que sofreram com o efeito sanfona ou saíram da obesidade, portadores de hérnia umbilical e ainda quando o umbigo apresenta um formato inestético congênito.



Indicações da onfaloplastia


A onfaloplastia está indicada para pacientes que perderam muito peso ou passaram por efeito sanfona e ficaram com umbigo triste, mulheres que passaram por uma gestação e ficaram com flacidez em cima do umbigo, mulheres que não querem mais usar piercings e que tenham ficado com aquela marquinha, o túnel de passagem do piercing ou ainda para mulheres que usaram piercings e passaram por uma gestação, neste caso, a grande maioria das mulheres ficaram com a pele do umbigo “esgarçada”, com um aspecto desagradável após o parto. Normalmente esse excesso de gordura ou pele na região abdominal costumam estar sujeitas a deformações no umbigo.

Além disso, certos formatos, como por exemplo, uma cavidade excessivamente profunda do umbigo ou sua projeção em demasia e ainda as hérnias umbilicais também são algumas das indicações para se realizar a correção estética da área.



É indicado para todas as pessoas?


Esta técnica tem suas limitações; uma barriga muito flácida onde o problema não está apenas interferindo no formato do umbigo mas também do abdômen que está flácido como um todo, seria o caso para uma abdominoplastia ou até o procedimento chamado Abdômen Reverso caso a flacidez seja somente acima do umbigo.

Outras indicações bastante comuns são:

- Umbigo projetado pra frente tendo como causa uma hérnia umbilical;

- Umbigos de abdominoplastia onde os pontos ficaram aparentes, na parte externa do umbigo;

- Umbigos fechados e até mesmo umbigos totalmente desinseridos do abdômen, ou seja,  um abdômen totalmente plano, sem umbigo que podem ter diversas causas;



Quem é o profissional apto a fazer a onfaloplastia?


Essa cirurgia deve ser feita por um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).



Como é feita a onfaloplastia


Uma das técnicas mais comuns consiste em, primeiramente desenhar a incisão cutânea que será feita. Ela pode ser circular, semicircular, elíptica, quadrangular, lineal vertical ou horizontal, em cruz, ou mesmo em forma de “U”, “T”,” V”, “Y”.

Depois, trabalhando por meio de incisões muito pequenas e pouco perceptíveis, feitas no fundo do umbigo, o cirurgião removerá o excesso de gordura e tecido, remodelando o umbigo para um formato mais atraente e natural.

As técnicas variam de acordo com o problema apresentado, que podem ser correção de hérnias, ausência do umbigo, estenose (umbigo fechado) entre diversas outras.

O procedimento pode ser feito com anestesia local, anestesia local com uso de sedação, mas isso deve ser alinhado com o médico antes da cirurgia, ou com uma anestesia mais profunda como a anestesia geral, peridural e afins mas, para este caso, haveria uma abdominoplastia envolvida.



Pós-operatório


É comum que a região apresente dor, hematomas e edemas. Deve-se evitar exposição à luz solar por três meses, evitar movimentação excessiva nas primeiras 3 ou 4 semanas, obedecendo as recomendações médicas e realizar seu retorno conforme indicação de seu cirurgião.

Os pontos são retirados após 10 ou 15 dias. A recuperação e as orientações variam caso a intervenção tenha sido associada a outras cirurgias, como a retirada da hérnia umbilical ou a abdominoplastia, que implicará em um tempo mais demorado para o paciente se recuperar.




Antes e depois da onfaloplastia


Após o tempo de recuperação, é possível perceber os resultados da onfaloplastia.

A melhora estética do formato do umbigo, com a correção de determinadas imperfeições tais como o excesso de pele, gordura, entre outros aspectos que comprometem a beleza da região. O formato ideal de um umbigo é pequeno, vertical e bem assentado no abdômen.



Você Já Ouviu Falar em Torsoplastia?
Por Lili Spada 16 fev., 2023
Hello pacientes e futuros pacientes de cirurgia plástica e estética! Você já ouviu falar em Torsoplastia? Não??????? Então vem comigo que eu vou te contar.
Mais Sobre Lipo HD e Lipo LAD
Por Lili Spada 16 dez., 2022
Apesar de toda dedicação às atividades físicas e empenho em uma dieta equilibrada e quase sempre rígida, muitas pessoas não conseguem atingir o objetivo da barriga “tanquinho”, costas e peitorais definidos. E aí que entra a Lipoescultura HD, que destaca os desenhos dos músculos de forma harmoniosa e natural.
Os 5 Erros na Colocação de Prótese de Silicone
Por Lili Spada 26 out., 2022
O erro número um é o mais comum que as pacientes cometem logo após a cirurgia de colocação dos implantes de silicone.
Rinoplastia
Por Lili Spada 28 set., 2022
O nariz é fundamental na composição da beleza e equilíbrio do rosto, por localizar-se no centro da face é alvo de muita atenção e suas alterações podem causar impacto na autoestima
Lipo Enxertia
Por Lili Spada 31 ago., 2022
Como vocês já sabem podemos aumentar os glúteos com a Lipo enxertia de glúteos ou seja com a retirada de gordura em excesso de uma região do corpo e Enxertar essa gordura nos glúteos.
Mamas Tuberosas
Por Lili Spada 12 jul., 2022
As mamas tuberosas ou mamas tubulares recebem esse nome devido ao aspecto semelhante ao de um tubo, pois são mais alongadas e compridas devido à ausência de tecido mamário e também por uma espécie de fibrose ou anel que não permite que essa mama tenha um formato arredondado, ficando com uma maior projeção para a frente e uma base estreita, formando também aréolas maiores.
Tudo sobre Lifting Facial ou Ritidoplastia
Por Lili Spada 25 mai., 2022
Nenhuma região do corpo demonstra o processo de envelhecimento de forma tão evidente quanto a face. Diferentemente do corpo, o qual é possível cobrir e disfarçar com uma roupa ou cinta, o rosto está sempre exposto.
Lipedema, Doença das Pernas Grossas ou Síndrome Gordurosa Dolorosa
Por Lili Spada 11 abr., 2022
Doença crônica que atinge as mulheres. Ela é muito rara em homens não existe exame para identificar essa doença, nem de sangue nem de imagem.
Prótese de Silicone e o Efeito Rippling
Por Lili Spada 11 mar., 2022
O Efeito Rippling é algo que pode acontecer em algumas cirurgias de próteses de silicone nas mamas.
Ginecomastia
Por Lili Spada 02 fev., 2022
A Ginecomastia nada mais é do que o aumento do volume da glândula mamária, glândula esta, que serve para manter a musculatura no homem.
Mais Posts
Share by: