Como a Ginecomastia Afeta os Homens
A Ginecomastia nada mais é do que o aumento do volume da glândula mamária, glândula esta, que serve para manter a musculatura no homem.
Por se tratar de uma glândula hormonal, durante a adolescência, dos 12 aos 15 anos, no início da puberdade, formam-se estes pequenos nódulos atrás dos mamilos que podem ser, algumas vezes doloridos e fazendo com que a mama masculina fique protuberante, se tornando aparente e facilmente visível.
É preciso procurar um médico pra saber exatamente se o caso em questão é mesmo de Ginecomastia ou algum outro problema como a lipomastia ou ainda, uma simples ginecomastia púbere, que melhora com o passar do tempo. Netse caso, é um desequilíbrio absolutamente normal para essa fase e, com a passagem para a fase adulta, desaparece sem necessidade de qualquer intervenção. A Ginecomastia em raros casos pode se desenvolver em um câncer porém, é sempre bom procurar um médico para saber qual o grau dessa ginecomastia.
Há também a Ginecomastia causada pelo uso de substâncias ilícitas ou sem orientação e acompanhamento médico, como é o caso de esteroides anabolizantes.
Já a lipomastia está atrelada à obesidade, ou seja, o indivíduo mais gordinho, tem o nódulo da ginecomastia (nódulo da glândula mamária) desenvolvido e um acúmulo de gordura ao redor, presa a este nódulo.
Tratamento para a ginecomastia
Existem duas formas de tratar a Ginecomastia. Para tratar a ginecomastia que tem o nódulo mais endurecido atrás dos mamilos, é feita uma incisão em meia lua na aréola da mama e esse nódulo será removido sendo que a cicatriz será quase imperceptível após alguns meses.
Já para a ginecomastia gordurosa, que tem o tecido mais mole, os nódulos podem ser aspirados em uma Lipoaspiração.
Existem também pacientes que tem os dois tipos de ginecomastia e os dois procedimentos podem ser associados, fazendo primeiramente a remoção do tecido endurecido e em seguida a lipoaspiração.
O procedimento cirúrgico e pós-operatório
A cirurgia tem duração média entre uma hora e uma hora e meia.
O pós operatório não requer repouso, as massagens pós operatórias são indispensáveis para melhores resultados além do uso da cinta cirúrgica em forma de colete por 2 ou 3 meses, de acordo com a orientação do seu cirurgião.

