Tudo sobre Lifting Facial ou Ritidoplastia
Nenhuma região do corpo demonstra o processo de envelhecimento de forma tão evidente quanto a face.
Diferentemente do corpo, o qual é possível cobrir e disfarçar com uma roupa ou cinta, o rosto está sempre exposto. O lifting facial é um procedimento cirúrgico usado para eliminar as rugas da face e pescoço, eliminando o excesso de pele causado pelo envelhecimento ou emagrecimento excessivo e até mesmo de gordura localizada.
É importante ressaltar que o resultado da cirurgia não interrompe o processo evolutivo de envelhecimento mas, dependendo da técnica aplicada pelo cirurgião plástico, a sua cirurgia pode durar muitos anos.
Como é feito o procedimento de Lifting Facial?
Pode-se dizer que existem vários tipos dessa cirurgia pois existem cirurgiões plásticos que fazem apenas a remoção do excesso de pele do rosto e pescoço da paciente, tracionando e removendo o tecido flácido e em excesso. Logo, corrigir apenas o excesso de pele sem corrigir anatomicamente as alterações sofridas aos longo ao longo dos anos assim como o relaxamento de toda a musculatura da face, se torna uma cirurgia sem uma boa durabilidade.
Existem outros cirurgiões que fazem um trabalho mais refinado, que consiste em reposicionar a musculatura flácida adquirida longo dos anos, fixando esta musculatura no osso da face, e assim, a remoção do excesso de pele será apenas um detalhe pois não será preciso tracionar e tencionar muito essa pele para que se obtenha um aspecto jovem, isso por conta do reposicionamento muscular que foi feito. A pele em excesso estará pronta então para ser removida, sem qualquer tensão e é esse trabalho minucioso que trará um resultado elegante, sem aquele aspecto repuxado e artificial que costumamos ver em muitos casos.
Os riscos da cirurgia de Lifting Facial
Ao realizar o procedimento com um cirurgião plástico qualificado, membro da Sociedade Brasileira de cirurgia plástica (SBCP) os riscos serão equivalentes aos de qualquer outro ato cirúrgico por se tratar de uma cirurgia eletiva, ou seja, que não é uma cirurgia de urgência.
Esses riscos são ainda mais controlados pois entende-se que a saúde dessas paciente esteja perfeita, do contrário, não estariam fazendo uma cirurgia plástica e ainda assim são solicitados exames pré-operatórios e todos os cuidados são levados em consideração para uma cirurgia segura e de resultado muito satisfatório. A cirurgia pode ser realizada com anestesia local, com ou sem sedação ou ainda com anestesia geral, dependendo da indicação do anestesista e do seu cirurgião plástico. A duração da cirurgia é de aproximadamente 4 horas.
As cicatrizes são posicionadas de forma a ficarem o mais imperceptível possível, camufladas ao máximo, de modo que contornem as orelhas, raramente indo em direção ao couro cabeludo.
Como toda cicatriz, elas passarão por uma evolução natural até sua completa maturação, ou seja, até ficarem totalmente discretas, essa maturação pode levar de um ano a um ano e meio.
Ao final da cirurgia o paciente sairá do centro cirúrgico com um curativo em forma de capacete e após 24h, quando é feita a primeira troca de curativo, este curativo será substituído por outro, mais fino, com o qual permanecerá por mais dois ou três dias. Vale ressaltar que as orientações pós cirúrgicas variam de acordo com o médico, siga as orientações dadas pelo cirurgião Escolhido para obter os melhores resultados.
Pós-operatório
O paciente receberá alta hospitalar com todas as recomendações necessária para uma boa recuperação. Deve-se fazer repouso das atividades físicas e a limitação de movimentos bruscos e amplos, dormir com o tronco elevador por almofadas ou travesseiros, não deitar-se de lado ou de bruços até que seja autorizado pelo seu médico, nos banhos, molhar a cabeça somente com autorização da equipe cirúrgica, porém, na maioria das vezes, é autorizada a cada troca de curativo. A remoção dos pontos variam de sete a dez dias, de acordo com a sua cicatrização.
O rosto é uma das regiões mais vascularizadas de todo corpo e por isso a recuperação é tão acelerada e logo após uma semana você poderá potencializar ainda mais o processo de recuperação iniciando massagens no rosto de acordo com a autorização do seu cirurgião.
Raramente há relatos de dor após esse tipo de cirurgia. O uso de cremes deve ser feito somente após a remoção total dos pontos e a exposição ao sol somente após 30 dias, porém, com uso de chapéu e protetor solar.
É comum que o paciente observe assimetrias e pequenas irregularidades na face e isso é absolutamente normal pois a metade direita da face é diferente da metade esquerda, inclusive na maneira em que ela irá reagir a uma cirurgia e poderão inclusive haver mais edemas e hematomas de um lado do que do outro. Alguns nódulos são percebidos após a cicatrização da pele da face, eles são correspondentes a pontos de cicatrização e devem desaparecer gradativamente.
Importante
Apesar de ser a mais eficaz, a Ritidoplastia ou lifting facial não é uma cirurgia que durará para o resto da vida e a qualidade do resultado sofrerá as interferências do processo de envelhecimento contínuo ao longo dos anos além de variações de peso consideráveis, influências hormonais, exposições prolongadas ao sol e estilo de vida. A cirurgia corrige principalmente a queda das bochechas, flacidez no contorno da mandíbula e do pescoço além do sulco nasogeniano ou bigode chinês.

